Blog

Terapia Craniosacral nas Disfunções de ATM

A síndrome da ATM é o grupo de sintomas relacionados a problemas funcionais e por vezes estruturais nas Articulações Temporomandibulares.
As articulações temporomandibules são aquelas, localizadas em ambos os lados da cabeça, diretamente na frente da abertura das orelhas. São as articulações que permitem que a mandíbula se mova para cima e para baixo. As ATMs são articulações muito importantes no nosso corpo porque as utilizamos para morder, mastigar, falar, respirar, etc

O sintomas das Disfunções na ATM são dores na cabeça, na nuca, nas costas, na mandíbula e nos dentes, assim como distúrbios visuais, problemas digestivos e mudanças de personalidade, tais como ansiedade, depressão e irritabilidade. Podem ocorrer vários tipos de sons quando abrimos e fechamos a boca e, em casos graves, a articulação pode ficar presa tanto na posição aberta quanto na fechada.

Utilizando a Terapia Craniosacral, suavemente ajudamos os ossos do crânio a se mexerem e se recolocarem naturalmente para que as próprias tendêncas de autocorreção do paciente sejam respeitadas.
Como as ATMs ficam sobre os ossos do crânio, se estes ossos estiverem ligeiramente fora da posição, as articulações temporomandibulares começam a funcionar mal. Então, a mordida sai do alinhamento e fica parecendo que o problema é de mordida. Se a posição e a função do osso temporal forem corrigidas primeiro, a mordida frenquentemente se autocorrige sem muita intervenção externa.

Uma outra causa pra disfunção da ATM é o mal posicionamento do sacro, produzindo uma tensão anormal no tubo da membrana dura-máter, subindo pela espinha até o interior da cabeça. A terapia craniosacral faz o sacro reposicionar e relaxar, reestabelecendo o ritmo craniosacral ,e assim, a dor na cabeça e na ATM desaparecem.

Fabia 1 Fabia

 

 

O que é Leitura Biológica

Técnica proposta pelo osteopata e microkinesiterapeuta belga Emmanuel Corbeel, é baseada no estudo da filogênese, da embriologia, da ontogênese e da etologia animal (estudo do comportamento animal), inspirada principalmente nas pesquisas do Dr. Ryke Geerd Hamer, médico oncologista alemão inventor da Nova Medicina Germânica.

A memorização da informação é sempre necessária para que haja aprendizado e evolução. A cada experiência de vida, a informação se acumula e é automaticamente replicada e passada para os descendentes. A nossa história de vida está relacionada também com a memória do nosso clã familiar e isto explica de que forma as memórias de conflitos não resolvidos são passadas para as gerações futuras.

Para o Dr. Hamer a percepção do meio ambiente num momento de estresse é à base da Nova Medicina, durante uma experiência traumática fazemos uma memorização do meio ambiente que irá influenciar na nossa saúde.

Dr. Hamer descobriu cinco leis biológicas que explicam a causa, o desenvolvimento e a cura natural das “doenças” baseadas em princípios biológicos universais. De acordo com estas leis biológicas, as chamadas “doenças” não são o resultado do mau funcionamento ou doenças malignas do organismo, mas sim “um programa biológico especial da natureza” (SBS), criado para ajudar um indivíduo durante um período de sofrimento emocional e psicológico.

Na natureza temos diferentes programas em função da evolução e da filogênese. Eles são programas arcaicos, necessários à sobrevivência. Por exemplo, o sono reparador é uma necessidade para todo ser vivo, assim como a marcação de território, farejar o perigo (pré sentir), a separação (na natureza cuidar do filhote é imperativo), mostrar as presas (uma antiga forma de dissuasão), a camuflagem e etc. Porém, diante de um hipeestresse programas especiais são acionados.

O Dr. Hamer afirma que os “programas biológicos especiais da natureza” (as doenças) são comuns a todos os seres vivos e são armazenados ao longo da evolução. Estes programas são iniciados após um hiperestresse, um choque emocional, que ocorre fora do campo da consciência, quando ocorre uma inibição da ação. A doença é definida como um acontecimento agindo em três níveis: Psiquismo – Cérebro – Órgão e obedecem as cinco leis biológicas. Através do estudo de muitas tomografias computadorizadas o Dr. Hamer observou manchas redondas no cérebro que lembravam “alvos”, localizadas em níveis cerebrais específicos, relacionados aos sintomas e ao tecido do órgão atingido, estas informações permitiram-no mapear todo o cérebro. Dependendo da localização destes pontos no cérebro, pode-se dizer qual o tipo do conflito sofrido pelo individuo, qual o tecido em sofrimento (conjuntivo, nervoso, ósseo, muscular, epitelial) e qual a parte do corpo que esse estresse irá atingir, desencadeando uma “doença”.

Cada pessoa sente e reage às situações difíceis da vida de maneiras diferentes. Essas respostas irão afetar os órgãos se a pessoa se encontrar diante de uma impossibilidade de reação e os seus sintomas serão as pistas que auxiliarão o terapeuta a reencontrar o conflito vivido. O papel da Leitura Biológica é trazer a resposta do inconsciente para o consciente ativando a autocura do organismo.

“A doença é uma interação significativa entre a psique, o cérebro e o órgão”.
Dr. Hamer

A terapia Crânio-Sacral

A terapia Crânio-Sacral é uma técnica de terapia manual que auxilia o corpo na sua capacidade de autocura, foi desenvolvida pelo médico americano John Upledger, a partir de toques suaves que ajudam a detectar e corrigir desequilíbrios e restrições no sistema crânio-sacral, que podem ser a causa de disfunções sensoriais, motoras e/ou neurológicas, estimulando seus próprios mecanismos naturais de autocura, ajudando no alívio de dores e mal-estar.
O Sistema Crânio-sacral é constituído pelos ossos do crânio, meninges, coluna vertebral e o sacro. Esse Sistema tem a importante função de produzir, circular e de absorver o liquido cefalorraquidiano cuja função é criar o ambiente no qual o cérebro e o sistema nervoso se desenvolvem, vivem e funcionam em equilíbrio. Um bom funcionamento do corpo é proveniente de um bom funcionamento do sistema crânio-sacral.

San Francisco Certified Massage Therapy and Craniosacral Therapy

Qualquer trauma, estresse, esforço ou tensão, causa a contração dos tecidos do corpo e conseqüentemente a diminuição da circulação do Liquido Cefalorraquidiano. Estas contrações dos tecidos, ao longo dos anos, podem ocasionar alguns sintomas tanto no campo físico (dores nas costas, cefaléia ou distúrbios digestivos) quanto emocional (ansiedade ou depressão).
O tratamento é realizado pelo fisioterapeuta especializado. Toques muito suaves e precisos são utilizados para promover a liberação dos tecidos ao longo de todo o corpo e tratar os diferentes sintomas como:

Dores de cabeça e enxaquecas;
Dores crônicas na coluna;
Escolioses;
Problemas relacionados ao estresse e tensão;
Disfunções em recém nascidos e crianças;
Dificuldades de coordenação motora;
Lesões por traumatismos cranianos e medulares;
Dificuldade de aprendizagem;
Déficit de atenção/hiperatividade;
Problemas motores;
Estresse pós-traumático e insônia;
Fibromialgia;

Duração da Sessão de Terapia Crânio-Sacral é de aproximadamente 40 minutos. Pessoas de todas as idades, inclusive recém-nascidos, podem ser beneficiadas com este tratamento.

Ft. Thiago Paganotti da Costa
Rua Tiradentes, 444
Tel: (18) 33015445