Terapia Craniosacral nas Disfunções de ATM

A síndrome da ATM é o grupo de sintomas relacionados a problemas funcionais e por vezes estruturais nas Articulações Temporomandibulares.
As articulações temporomandibules são aquelas, localizadas em ambos os lados da cabeça, diretamente na frente da abertura das orelhas. São as articulações que permitem que a mandíbula se mova para cima e para baixo. As ATMs são articulações muito importantes no nosso corpo porque as utilizamos para morder, mastigar, falar, respirar, etc

O sintomas das Disfunções na ATM são dores na cabeça, na nuca, nas costas, na mandíbula e nos dentes, assim como distúrbios visuais, problemas digestivos e mudanças de personalidade, tais como ansiedade, depressão e irritabilidade. Podem ocorrer vários tipos de sons quando abrimos e fechamos a boca e, em casos graves, a articulação pode ficar presa tanto na posição aberta quanto na fechada.

Utilizando a Terapia Craniosacral, suavemente ajudamos os ossos do crânio a se mexerem e se recolocarem naturalmente para que as próprias tendêncas de autocorreção do paciente sejam respeitadas.
Como as ATMs ficam sobre os ossos do crânio, se estes ossos estiverem ligeiramente fora da posição, as articulações temporomandibulares começam a funcionar mal. Então, a mordida sai do alinhamento e fica parecendo que o problema é de mordida. Se a posição e a função do osso temporal forem corrigidas primeiro, a mordida frenquentemente se autocorrige sem muita intervenção externa.

Uma outra causa pra disfunção da ATM é o mal posicionamento do sacro, produzindo uma tensão anormal no tubo da membrana dura-máter, subindo pela espinha até o interior da cabeça. A terapia craniosacral faz o sacro reposicionar e relaxar, reestabelecendo o ritmo craniosacral ,e assim, a dor na cabeça e na ATM desaparecem.

Fabia 1 Fabia